MEDIA

SIC paga pela primeira vez taxa de regulacao a ERC

A Impresa pagou pela primeira vez as taxas de regulacao ao organismo liderado por
Azeredo Lopes, avangou a Lusa e confirmou o M&P junto a fonte oficial da Entidade
Reguladora para a Comunicagao Social (ERC).

A Impresa foi o Ultimo grande grupo de media a efectuar o pagamento das taxas de
regulacdo a ERC, uma forma de financiamento do organismo regulador criada em
2006 e desde essa época contestada pelos grupos de media que invocavam a sua
inconstitucionalidade, argumentado nos processos que chegaram a tribunal “violagao
do principio da legalidade tributaria”.

Um recente acérdao do Tribunal Constitucional, datado de 10 de Dezembro do ano
passado, interposto pela ERC e pelo Ministério PUblico na sequéncia da decisdo do
Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, a que o M&P teve acesso, concluiu pela
constitucionalidade das taxas.” A Impresa exerceu o seu direito legal, uma vez que
nao concordava com a taxa. A dada altura os processos foram retirados e decidiu-se
regularizar a situacao”, justificou ao M&P fonte oficial do grupo quando questionada
sobre o porqué da mudancga de posicao do grupo Impresa.

Mais de 62 mil euros foi quanto a Impresa entregou a ERC na passada segunda-
feira, montante relativo a primeira tranche semestral das taxas de regulacdo para a
area de televisdo, referentes aos canais da SIC (SIC generalista, Internacional,
Mulher e Radical) e Lisboa TV (SIC Noticias e canal de programagdo da TV Cabo),
adiantou ao M&P fonte oficial da ERC.

Para “execugdo fiscal” seguiram os montantes em divida relativos aos anos de 2006,
2007 e 2008 segundo adiantou fonte oficial da ERC.

Os outros grandes grupos de media ja tinham efectuado o pagamento das taxas: a
Controlinveste desde 2006, a Media Capital, proprietaria da TVI, desde 2007 (2006
seguiu para execucao fiscal), e a Cofina iniciou no ano passado o pagamento das
taxas de regulacao, tendo saldado a divida relativa a 2007, informou a fonte oficial
do organismo regulador.

No més de Fevereiro arrancaram as notificacdes para o pagamento das taxas de
regulacdo relativas a imprensa, tendo os meios 90 dias a partir da data de
notificacdo para procederem ao seu pagamento. Questionado sobre se a Impresa
Publishing iria proceder ao pagamento das taxas, a semelhanca das de televisdo,
fonte oficial do grupo garante que “obviamente, ndo ha dois critérios”.

A ERC tem um orcamento anual de cinco milhdes de euros, representando as taxas
de regulacao 25% desse montante, e para o qual estdo sujeitos os meios televisao,
radio, imprensa, cabo e operadores de telecomunicagbes mdveis.

In M&P, Ana Marcela, 11.02.2009



Entidade Reguladora notifica Zon

A Entidade Reguladora para a Comunicacdo Social notificou a Zon Multimédia a
propodsito do recurso levantado pela Telecinco relativamente a candidatura da
operadora ao quinto canal. Fonte da operadora confirmou ao M&P a recepcao da
notificacao do organismo regulador.

“Vamos responder em tempo Util, previsivelmente esta semana, esperando que o
processo ndo sofra atrasos e seja concluido de acordo com as datas previstas”,
acrescentou a mesma fonte oficial que se escusou a comentar o teor das questoes
levantadas pela Telecinco no recurso interposto.

A candidatura de Ana Rangel, David Borges, Carlos Pinto Coelho, Augusto Bonfinha e
Jodo Salvado, recorde-se, interpOs recurso considerando que a operadora nao tinha
obedecido “aos requisitos imperativos preconizados pelo regulamento”.

Entre entre outros pontos, a Telecinco argumentava que a Zon ndo tinha
apresentado documentacdo que mostre a “suficiéncia e a qualidade dos meios
técnicos a afectar ao projecto”, o que, sé por si, defendia, configura “fundamento
suficiente de exclusao da concorrente”.

In M&P, Ana Marcela, 11.02.2009

Italia: Eluana Englaro
leva a demissao do director editorial da Mediaset

O debate em torno da morte de Eluana Englaro, uma mulher italiana ha 17 anos em
coma que faleceu anteontem por ter deixado de ser alimentada, causou danos
colaterais na maior cadeia privada do pais, o Canal 5 detido pela Mediaset.

O director editorial da estacdo, Enric Mentana, oficializou ontem a sua demissao
porque a direccdo se negou a mudar a programagao do Canal 5 para emitir um
especial informativo sobre o que ocorreu na clinica onde Eluana Englaro estava
hospitalizada, adiantou a edi¢ao online do El Mundo. Enrico Mentana quis mudar a
hora de emissao do reality show Big Brother, solicitacao que foi recusada pelos
responsaveis pela programagdo que mantiveram o reality show em prime-time.

Recorde-se que Berlusconi, primeiro-ministro italiano, é também proprietario do
Canal 5 e manifestou publicamente a sua oposicdo a morte de Eluana Englaro.

In M&P, Sofia da Palma Rodrigues, 11.02.2009



