MEDIA

Provedor da RDP pede alteracao do estatuto

O provedor do Ouvinte da RDP, Adelino Gomes, vai apresentar uma proposta ao
parlamento com vista a alteracdo do estatuto do cargo que ocupa. Segundo a Lusa,
os termos desta mudanca implicam que seja o responsavel a definir o tipo e a
duracdo do programa que faz chegar ao publico as queixas dos ouvintes.

Conforme o estabelecido, o provedor é obrigado a transmitir um programa semanal,
com duracdao minima de 15 minutos e veiculado nos principais canais da estacdo. De
acordo com a agéncia noticiosa, em “causa esta o programa tratar, muitas vezes, de
problemas relativos a apenas um dos canais da emissora, mas ser emitido por todos,
0 que pode levar a mensagem a perder-se e provocar quedas de audiéncias”.

A transmissao de O Em Nome do Ouvinte, designacdo do programa, é assegurada as
sextas-feiras na Antena 1 depois do noticiario das 17h00, aos domingos, na Antena
2, as 17h00, e na Antena 3 as 14h00. Na RDP Africa o programa é transmitido as
segundas-feiras as 13h15 e na RDP Internacional as tergas-feiras as 14H00. A
proposta sera apresentada na Assembleia da Republica por altura da apresentacao
do relatério anual da actividade da RDP.

In M&P, Filipe Pacheco, 16.02.2009

Informacao é o principal alvo dos telespectadores

Provedores. Informagdao e programacao da RTP1 sdo as principais visadas nas
queixas recebidas pelo provedor dos telespectadores. O programa 'Prés e Contras' é
0 mais criticado na informagao e o 'Telerural' e a 'Liga dos Ultimos' na programagao.

Na radio, 'Antena Aberta' recebe nota negativa.

Falta de objectividade e incumprimento dos horarios da programacao sdo cada vez
menos referidas nas queixas que os telespectadores da RTP fazem chegar ao
provedor. Estas sdo, de acordo com Paquete de Oliveira, as principais alteragdes nas
mensagens dos espectadores da estacdo publica, de acordo com o Relatério do
Provedor dos Telespectadores de 2008, ontem divulgado. "A alteracdo, no ultimo
ano, nas direccoes de programas e de informacao pode explicar esta mudanga",
afirmou ao DN Paquete de Oliveira.

No entanto, "as queixas apresentadas nao sdo muito diferentes ao longo destes trés
anos, apesar de o provedor as fazer chegar aos responsaveis". Por isso mesmo, o
provedor refere que sente "um certo desconsolo em relacdo a eficacia" da sua
actuacao. E basta ler no relatério algumas das 8274 situacdes expostas pelos
espectadores e o seguimento dado para perceber que a maioria nao recebeu
qualquer resposta.

A RTP1 é o principal alvo das criticas, responsavel por 51,1% das mensagens
recebidas, o que reflecte a maior audiéncia do canal. Quanto a RTP2, o segundo
mais visado, "o conteido das mensagens é normalmente de elogio". Destaque para
os 7,8% relativos a RTP Internacional, que demonstra ndo sé a importancia que os



portugueses no estrangeiro dao ao canal, mas também reflectem a preocupacao
expressa por Paquete de Oliveira no relatdrio.

No capitulo da informacdo, Paquete de Oliveira considera que existe "um maior
cuidado no alinhamento dos telejornais e que houve uma mudancga gritante na forma
como foi tratado o caso das licenciatura de José Sdcrates e o recente caso Freeport,
reflectindo uma maior independéncia da informagao do canal publico".

No entanto, "subsistem algumas criticas" dos telespectadores "com 'desconfiancas'
sobre as interferéncias do Governo", cabendo "a RTP anular este 'estigma de ser
uma estacao de opinido comprometida com o dono' [0 Governo]".

In DN, Marina Marques, 15.02.2009



