MEDIA
Angolanos compram Sol

O BCP e a Imosider venderam a sua participacdo no Sol a um grupo de investidores
angolanos, noticiou a edigdo de sabado do Expresso.

Em declaragbes ao semanario, Paulo Azevedo, presidente do BCP Capital, disse que
0 banco estava “satisfeito” com o acordo que devera ser assinado esta semana.

Os investidores angolanos, que continuam sem serem identificados, sendo
representados em Portugal pela Newshold, passam, segundo a noticia do Expresso,
a controlar 51% do capital do Sol, permanecendo a JVC, de Joaquim Coimbra, € o
grupo de jornalistas fundadores do semanario dirigido por José Antdnio Saraiva a
deter uma participacdo minoritaria na empresa.

Um acordo assinado entre as partes garante que a actual direccdo se mantera em
funcOes pelo menos durante trés anos. Os valores do acordo ndo foram divulgados.

Até a hora de fecho desta edicao online ndo foi possivel obter um comentario da
ainda administracao do jornal.

In M&P, Ana Marcela, 17.02.2009
Union Radio passa a gerir MCR

A Union Radio, braco da Prisa para a area da radio, ira passar a gerir a Media Capital
Radios (MCR), segundo informou o conselheiro delegado da agéncia, Augusto
Delkader.

Citado pelo espanhol PR Noticias, o responsavel anunciou que «as emissoras da
Media Capital em Portugal passardo a ser geridas pela Unién Radio».

Ainda segundo Delkader, que falou numa conferéncia sobre o actual panorama dos
meios de comunicacdao e a crise publicitaria, o crescimento no mercado latino-
americano ndo ird abrandar em 2009, apesar de, para ja, ndao haver nenhum plano
para a entrada no mercado brasileiro, onde tém apenas uma pequena presenca.

In Briefing, Carlos Martinho, 17.02.2009

RTP acusada de falta de «pluralismo clubistico»

Os telespectadores da RTP consideram que a estagdo tem falta de «pluralismo
clubistico» dando demasiado destaque aos trés grandes do futebol (Benfica, Sporting
e FC Porto), refere o relatdrio de 2008 do Provedor do Telespectador.

«Num pais em que o futebol tem uma enorme popularidade, a falta de «pluralismo
clubistico» é muitas vezes nomeada e acusada pelos telespectadores», avanca o
relatdrio.

Queixas que, segundo o provedor da RTP, José Paquete de Oliveira, «tém



fundamento e sdo verificaveis», existindo de facto um «predominio dado a esses trés
clubes, quer nos programas desportivos, quer nas noticias».

Um desequilibrio que Paquete de Oliveira defende dever ser revisto pela RTP, onde
«devem prevalecer os parametros de pluralismo do estatuto de servico publico».

Mas ndo é sé o protagonismo dado aos trés maiores clubes que é criticado, tendo o
provedor chamado também a atencao para o «destaque desmesurado concedido ao
futebol» em relagdo a outros desportos que «choca com o pouco destaque dado a
eventos-noticias do campo da ciéncia e da cultura».

Entre as recomendagbes do provedor da RTP conta-se ainda a necessidade de criar
um livro de estilo e a promocdo de uma grelha de «programacao alternativa» a dos
canais comerciais.

Por outro lado, Paquete de Oliveira avisa a RTP para a necessidade promover o
pluralismo politico-partidario, ndao sé porque ainda se mantém «desconfiangas [dos
telespectadores] sobre as interferéncias do Governo» como porque «continua por
equilibrar o leque diversificado dos comentadores politicos».

Do relatério de 2008, entregue no final da semana passada na administracao da
RTP, na Entidade Reguladora para a Comunicacdo Social e na Assembleia da
Republica, constam um total de 7.937 e-mails e 337 cartas enviados pelos
telespectadores, sendo que mais de dois tercos sdo desfavoraveis.

In Briefing, BRIEFING | LUSA, 17.02.2009



